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sexta-feira, 25 de julho de 2014

O cliente quer ser atendido, não mimado.



Estratégias utilizadas equivocadamente fizeram da fidelização de clientes uma das ações mais difíceis para o departamento de marketing e o que poderia ser simples se tornou um desafio. Se perguntar ao consumidor, das experiências que teve, ele lembrará somente das coisas ruins, e não dos mimos que recebeu.
Uma pesquisa realizada pelo sistema Avalio, no período de janeiro a abril de 2014, revelou que depois de um atendimento, a probabilidade de infidelidade por parte do cliente é quatro vezes maior do que a de ser fiel. Isso indica que o impulso do consumidor é punir o atendimento ruim trocando o serviço ou produto pelo o do concorrente. Atender bem é obrigação, mas quando o atendente é capaz de resolver o problema de forma rápida, não tem preço. É o fator determinante para que ele se sinta novamente confiante em relação à marca. Ou seja, sua fidelidade é diretamente proporcional à capacidade da empresa em honrar sua promessa básica.

Mais de 20% das chamadas repetidas envolvem questões ligadas ao problema que motivou a chamada original. O cliente não gosta de entrar em contato várias vezes para ter o problema resolvido. Ele não gosta de ser transferido para diferentes atendentes e ter que repetir a história várias vezes. Ele não gosta de ser atendido por quem não pode resolver o problema.

Algumas ações simples podem ajudar a melhorar o relacionamento com a marca e, em consequência, fidelizar o cliente. A primeira é não se limitar a resolver o problema. A segunda é preparar funcionários para lidar com o lado emocional do cliente. A pesquisa realizada pelo Avalio aponta que 60% clientes acabam retornando a ligação por não confiarem no primeiro atendimento. Portanto, uma orientação básica para identificar e trabalhar com a personalidade de cada um pode reduzir chamadas repetidas.

A terceira ação é evitar que o cliente troque de canal de contato. Se iniciou o contato pelo site, crie estratégias e ferramentas para que ele permaneça ali e seja atendido por este canal. Quanto mais canais de comunicação ele precisar para resolver seu problema, maior será a insatisfação com a empresa que cairá no descrédito, já que, para ele, nada funciona.

O grande segredo para ter clientes satisfeitos é colocar a redução do seu esforço no centro das atenções. Ele não deve perder tempo ao tentar resolver seu problema. Seu cliente já teve um inconveniente em relação à sua empresa. Não piore a sua imagem complicando a vida dele. Seja prático. Faça com que ele tenha seu problema realmente solucionado no menor tempo possível. Sua obrigação é atender bem seu cliente e prevenir erros, não remediá-los. Seu cliente quer ser atendido, não mimado.

Por: Rafael Ramos
 

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