Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Após idas e vindas Telefônica vende Atento, por US$1,3 bilhão


Descontando dívidas, espanhola Telefônica deve levar pouco menos de 1 bilhão de euros na venda da Atento para a companhia Bain Capital

Empresa de telemarketing Atento
Madri - A espanhola Telefônica está vendendo sua empresa de call center Atento para a companhia norte-americana de private equity Bain Capital por cerca de 1 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares), incluindo suas dívidas, enquanto luta para reduzir seus empréstimos.
O grupo de telecomunicações está tentando reduzir uma pilha de dívidas de 57 bilhões de euros (74 bilhões de dólares) e preservar um cobiçado grau de investimento, em um momento em que seu país de origem, afetado pela crise financeira, enfrenta pressão para buscar um resgate internacional.
A Telefônica tem procurado um comprador para a Atento, que possui mais de 152 mil funcionários, desde o ano passado, quando arquivou um projeto listagem em bolsa por não obter interesse suficiente.
A Bain, que foi co-fundada pelo candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano Mitt Romney, fechou o acordo na sexta-feira - o seu primeiro na Espanha - por um valor de pouco mais de 1 bilhão de euros, incluindo a dívida de 175 milhões de euros da Atento.
Entretanto, a transação inclui 110 milhões de euros em financiamentos da Telefônica  significando que o grupo de telecomunicações levará pouco menos de 1 bilhão de euros pela venda.
Outros empréstimos de bancos espanhóis  mexicanos e brasileiros apoiaram a aquisição da Bain, disse uma fonte próxima à situação.
O negócio inclui um acordo de nove anos pelo qual a empresa de call center continuará provendo serviços para a Telefonia. Mais de 50 por cento dos negócios da Atento estão com a Telefônica  e outros 9 por cento estão com o segundo maior banco da Espanha, o BBVA.
A Bain está interessada na forte presença da Atento na América Latina, e procurará expandir sua base de clientes, disse a fonte.

Nenhum comentário: