quarta-feira, 25 de julho de 2012

Campanhas motivacionais


Cada vez que ouço falar em campanhas motivacionais, fico de cabelos em pé.
Como podemos fazer uma campanha padrão para motivar uma equipe ou uma operação toda sem conhecer os anseios de cada membro da equipe?
As campanhas são cada vez menos assertivas e tendo o efeito contrário da ideia esperada.
Um dia desses em uma empresa de Call Center fizeram uma campanha,  para diminuir o absenteísmo, que consistia em quem não tivesse falta em um determinado período ganharia um cesta básica. Resultado o índice de absentismo que era de 12% subiu para 16%. Totalmente o contrario que era esperado. E o pior, com um investimento de 80 mil reais em cestas básicas. Perguntaram-me por qual motivo a campanha não deu certo? Vamos analisar alguns pontos:

1º Perguntaram para os envolvidos se cestas básicas eram um brinde ou premio que eles gostariam de ganhar?

2º Como foi feita a divulgação da campanha?

3º Qual o período em que a campanha foi realizada?

4º Os lideres compreenderam e “compraram” a ideia da campanha?

Respondendo essas perguntas podemos saber se uma campanha será ou não assertiva.
Quando perguntaram para os teleatendentes se eles gostariam de ganhar cestas básicas como prêmio, e a grande maioria que estava em seu  primeiro emprego, respondeu categoricamente NÃO, pois mesmo com os baixos salários recebidos eles não estavam passando fome.
A divulgação da campanha foi feita pelos supervisores e tinha um aviso no ebook. Muitos teleatendentes nem sabiam do mecanismo de funcionamento da campanha.
Outra coisa que percebi foi que a campanha foi realizada em 3 meses.  3 meses creio que um período muito extenso, a não ser que a premiação seja feita por etapas, mas corre o risco de cair no esquecimento.
E o pior de todas as falhas foi que os supervisores não acreditaram que era uma boa campanha e não “venderam” a campanha para suas equipes.
Pessoal, no caso descrito acima estava muito claro que a campanha não daria certo. Primeiro devemos saber os anseios da operação, no caso faríamos uma enquete rápida com a opinião dos teleatendentes para saber qual seria bons brindes ou prêmios para campanhas na empresa. A divulgação tem ser bem ativa,feita visualmente, esclarecidos todos os pontos de duvidas e repetida em toda a duração da campanha.
Dê preferência as campanhas de curta duração, pois campanha de longa duração tende a cair no esquecimento ou ficar desacreditada.
E o mais importante são os lideres “comprarem” a ideia. Eles que tem suma importância na divulgação e no resultado da campanha.
A motivação é algo muito pessoal, e não podemos motivar pessoas, e sim criar ambiente propicio para as pessoas se motivarem. 

Um comentário:

Marcelo disse...

Cara acho que para montar uma campanha motivacional o primeiro passo é dar uma mapeada nos funcionários, normalmnete são jovens que moram com os pais e usam o dinheiro para pagar faculdade ou se divertir, logo uma cesta básica não chama atenção nenhuma........... muito bom o Blog