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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Atitudes que atrapalham sua imagem profissional

Quando você não se comunica bem, os problemas logo aparecem: os colegas não conversam com você, os clientes insatisfeitos lhe evitam, os gestores perdem a confiança no seu trabalho, os seus relacionamentos são curtos e superficiais.
Você se lembra daquela frase: a primeira impressão é a que fica? Assim, muitas vezes você nem terá uma segunda oportunidade para se mostrar. Questione-se diariamente sobre suas atitudes e qual imagem você tem diante de seus pares, colegas, amigos e família. A maior parte das pessoas passa muito tempo olhando e avaliando os outros e se esquecendo de sua própria imagem e como se comunicam com o mundo. Abaixo estão listadas algumas atitudes que você pode evitar para melhorar sua imagem pessoal e profissional:


1.    Fazer fofocas ou críticas de colegas ausentes. Evite comentar fatos de outras pessoas ou criticá-los. Cada um tem sua própria verdade e justificativas para seus atos. Pense antes de expor a imagem de outra pessoa. Quando você fala de outra pessoa, está falando mais sobre você do que sobre o outro.

2.    Rejeitar o trabalho em equipe ou não estar disposto a colaborar com os colegas. A sociedade atual exige ambiente e trabalho em grupo. São poucos os lugares em que as pessoas trabalham sozinhas. Evitar situações de colaboração prejudica seu crescimento profissional e pessoal.


3.    Ser antipático. A simpatia e a cordialidade são muito úteis no ambiente profissional. Atente para todas as pessoas a sua volta e trate-os com educação e respeito. Lembre-se que em um ambiente corporativo, uma atitude rude pode arranhar a sua imagem por muito tempo e causa desconforto. Esse comportamento também prejudica seus relacionamentos. É muito comum encontrarmos pessoas cheias de razão esbravejando dentro das empresas. Essas pessoas têm pensamentos e comportamentos fortes, mas são nocivas ao ambiente e a si próprias. É esperado que você seja leal, educado e humilde. Lembre-se que você não trabalha sozinho;

4.    Deixar conflitos pendentes. Conflitos acumulados podem se agravar, prejudicar o trabalho em equipe e a sua própria insatisfação com o trabalho;

5.    Ser ruidoso. A maior parte dos escritórios não possui paredes que isolam os trabalhadores. É muito comum encontrarmos pessoas que falam alto ao telefone e permitem que seus problemas pessoais ou profissionais sejam ouvidos por todos. Essa atitude causa um desconforto muito grande no ambiente. Lembre-se de ser discreto. Se houver algum problema, use seu celular e saia de perto das pessoas. Seja comedido também com essa atitude;


6.    Não ouvir os colegas. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a ideia, mas também passa uma imagem de que você é hostil e arrogante;

7.    Não respeitar as diferenças físicas ou sociais entre as pessoas. O respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Quando o colaborador não respeita as diferenças, ele atrapalha o relacionamento das equipes, invade o limite e a natureza dos colegas;


8.    Manter um clima tenso e nervoso. Alguns profissionais, principalmente os líderes, gostam de manter o ambiente tenso. Existem pessoas que ficam nervosas e grosseiras por motivos banais como ter visto o time perder no dia anterior. Essa atitude é infantil e prejudica o andamento normal do trabalho. Os atritos devem ser evitados e caso ocorram, devem ser corrigidos imediatamente. As novas gerações precisam de um ambiente agradável para o trabalho e desejarem continuar no trabalho;

9.    Gritos e ameaças no ambiente de trabalho. Em um ambiente em que as pessoas ficam muito juntas, podem ocorrer problemas e desentendimentos, mas é esperado que eles sejam resolvidos com educação e cordialidade. É inaceitável que ocorram agressões e ameaças.


10. Não aceitar feedbacks. Feedback não é falar de uma pessoa, mas de um fato, de uma situação real e concreta produzida pelo outro e que te afeta ou afeta outras pessoas no grupo. Ele deve ser oferecido com poucas palavras e quem recebe não deve se justificar ou reagir negativamente.  Quem recebe o feedback deve pensar sobre o que ouviu e se necessário responder positivamente, imediatamente ou em outra oportunidade.


11. Levar todas as conversas e bate-papos para uma conotação sexual.  Em um ambiente profissional,  tem hora e local para tudo, as famosas piadinhas e conversas de duplo sentido, devem ser evitadas, elas afetam sua imagem, como a pessoa que nunca fala sério ou que só vai crescer na empresa em troca de favores sexuais. Contatos com clientes e ou fornecedores principalmente pode ocasionar uma mistura de interesses e acabar com um bom negócio. 

Por Vanessa Pedrosa e Fábio Vertente

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