Quando você não se comunica bem, os
problemas logo aparecem: os colegas não conversam com você, os clientes
insatisfeitos lhe evitam, os gestores perdem a confiança no seu trabalho, os
seus relacionamentos são curtos e superficiais.
Você se lembra daquela frase: a
primeira impressão é a que fica? Assim, muitas vezes você nem terá uma segunda
oportunidade para se mostrar. Questione-se diariamente sobre suas atitudes e
qual imagem você tem diante de seus pares, colegas, amigos e família. A maior
parte das pessoas passa muito tempo olhando e avaliando os outros e se
esquecendo de sua própria imagem e como se comunicam com o mundo. Abaixo estão
listadas algumas atitudes que você pode evitar para melhorar sua imagem pessoal
e profissional:
1.
Fazer fofocas ou críticas de colegas
ausentes. Evite comentar fatos de outras
pessoas ou criticá-los. Cada um tem sua própria verdade e justificativas para
seus atos. Pense antes de expor a imagem de outra pessoa. Quando você fala de
outra pessoa, está falando mais sobre você do que sobre o outro.
2.
Rejeitar o trabalho em equipe ou não estar disposto
a colaborar com os colegas. A
sociedade atual exige ambiente e trabalho em grupo. São poucos os lugares em
que as pessoas trabalham sozinhas. Evitar situações de colaboração prejudica
seu crescimento profissional e pessoal.
3.
Ser antipático.
A simpatia e a cordialidade são muito úteis no ambiente profissional. Atente
para todas as pessoas a sua volta e trate-os com educação e respeito. Lembre-se
que em um ambiente corporativo, uma atitude rude pode arranhar a sua imagem por
muito tempo e causa desconforto. Esse comportamento também prejudica seus
relacionamentos. É muito comum encontrarmos pessoas cheias de razão
esbravejando dentro das empresas. Essas pessoas têm pensamentos e comportamentos
fortes, mas são nocivas ao ambiente e a si próprias. É esperado que você seja
leal, educado e humilde. Lembre-se que você não trabalha sozinho;
4.
Deixar conflitos pendentes. Conflitos acumulados podem se agravar, prejudicar
o trabalho em equipe e a sua própria insatisfação com o trabalho;
5.
Ser ruidoso.
A maior parte dos escritórios não possui paredes que isolam os trabalhadores. É
muito comum encontrarmos pessoas que falam alto ao telefone e permitem que seus
problemas pessoais ou profissionais sejam ouvidos por todos. Essa atitude causa
um desconforto muito grande no ambiente. Lembre-se de ser discreto. Se houver
algum problema, use seu celular e saia de perto das pessoas. Seja comedido
também com essa atitude;
6.
Não ouvir os colegas. Questionar com um ar de superioridade as opiniões
colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a ideia, mas também
passa uma imagem de que você é hostil e arrogante;
7.
Não respeitar as diferenças físicas ou sociais
entre as pessoas. O respeito e o tratamento justo são
valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Quando o
colaborador não respeita as diferenças, ele atrapalha o relacionamento das
equipes, invade o limite e a natureza dos colegas;
8.
Manter um clima tenso e nervoso. Alguns profissionais, principalmente os líderes,
gostam de manter o ambiente tenso. Existem pessoas que ficam nervosas e
grosseiras por motivos banais como ter visto o time perder no dia anterior.
Essa atitude é infantil e prejudica o andamento normal do trabalho. Os atritos
devem ser evitados e caso ocorram, devem ser corrigidos imediatamente. As novas
gerações precisam de um ambiente agradável para o trabalho e desejarem
continuar no trabalho;
9.
Gritos e ameaças no ambiente de trabalho. Em um ambiente em que as pessoas ficam muito
juntas, podem ocorrer problemas e desentendimentos, mas é esperado que eles
sejam resolvidos com educação e cordialidade. É inaceitável que ocorram
agressões e ameaças.
10. Não
aceitar feedbacks. Feedback não é falar de uma pessoa,
mas de um fato, de uma situação real e concreta produzida pelo outro e que te
afeta ou afeta outras pessoas no grupo. Ele deve ser oferecido com poucas
palavras e quem recebe não deve se justificar ou reagir negativamente.
Quem recebe o feedback deve pensar sobre o que ouviu e se necessário responder
positivamente, imediatamente ou em outra oportunidade.
11. Levar
todas as conversas e bate-papos para uma conotação sexual. Em um
ambiente profissional, tem hora e local
para tudo, as famosas piadinhas e conversas de duplo sentido, devem ser
evitadas, elas afetam sua imagem, como a pessoa que nunca fala sério ou que só
vai crescer na empresa em troca de favores sexuais. Contatos com clientes e ou
fornecedores principalmente pode ocasionar uma mistura de interesses e acabar
com um bom negócio.
Por Vanessa Pedrosa e Fábio Vertente
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