Como líder você tem responsabilidade direta sobre as pessoas
que compõem sua equipe, você necessita assegurar de que as pessoas que estão
com você o ajudam a alcançar resultados, estão satisfeitas e fazendo o que gostam.
Da mesma forma que não existem duas empresas iguais,
certamente não haverá de existir também duas pessoas exatamente iguais. Todos
nós possuímos pontos negativos e positivos. Os pontos positivos são aqueles que
mais nos dão confiança, pois nos ajudam no alcance de nossos objetivos, já os
negativos procuramos omitir, às vezes evitá-los, visto que dificultam muito
nossa caminhada profissional.
O papel do líder é o de ajudar às pessoas a desenvolverem
cada vez mais seus pontos positivos e corrigir, na medida do possível, os
pontos negativos.
Isso, naturalmente,
demanda avaliação individual de maneira constante para que os profissionais de
sua equipe possam ter de forma muito transparente e nítida o conhecimento de
suas capacidades e dificuldades, este processo necessita ser ininterrupto
através da ferramenta do feedback. Faz-se necessário que o líder tenha
facilidade para dar um correto e bom feedback.
Diante disso, é imprescindível que o líder saiba lidar com
as diferenças individuais de caráter, personalidade e interesses de seus
liderados, e trabalhar de forma a sempre explorar o máximo possível a
potencialidade de cada um, o que torna-se vital interagir de maneira adequada e
sintonizada com a individualidade, ainda mais neste mundo atual dos negócios
onde se fala tanto em inclusão social e diversidade.
Este talvez seja um dos maiores desafios para o líder: Saber
utilizar a variedade de habilidades e competências contida em sua equipe.
Muito importante também é assegurar que seus liderados estão
no lugar certo e fazendo o que gostam, pois não é raro encontrar profissionais
insatisfeitos porque não possuem a menor aptidão para fazer o que estão
fazendo. "Albert Schwitzer dizia que o sucesso não é a chave para
felicidade. Ao contrário, a felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o
que está fazendo, será bem sucedido. Se não gosta do que faz, mude de
profissão".
Não se esqueça de nunca: Liderança é resultado. Resultado é
o produto final da arte de liderar.
Por tudo isso, lembre-se, os recursos mais importantes de
que sua equipe necessita são liderança, motivação e aprendizado constante. Isso
significa oferecer a seus liderados tudo àquilo qu
e é mais importante para que
seja menos complicado e traumático trilhar os caminhos certos para alcançar os
objetivos traçados.
Alessandro Ferreira
Fábio Vertente
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