Arquivo do blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Liderar é a arte de conduzir pessoas e atingir resultados

Como líder você tem responsabilidade direta sobre as pessoas que compõem sua equipe, você necessita assegurar de que as pessoas que estão com você o ajudam a alcançar resultados, estão satisfeitas e fazendo o que gostam.
Da mesma forma que não existem duas empresas iguais, certamente não haverá de existir também duas pessoas exatamente iguais. Todos nós possuímos pontos negativos e positivos. Os pontos positivos são aqueles que mais nos dão confiança, pois nos ajudam no alcance de nossos objetivos, já os negativos procuramos omitir, às vezes evitá-los, visto que dificultam muito nossa caminhada profissional.


O papel do líder é o de ajudar às pessoas a desenvolverem cada vez mais seus pontos positivos e corrigir, na medida do possível, os pontos negativos.

 Isso, naturalmente, demanda avaliação individual de maneira constante para que os profissionais de sua equipe possam ter de forma muito transparente e nítida o conhecimento de suas capacidades e dificuldades, este processo necessita ser ininterrupto através da ferramenta do feedback. Faz-se necessário que o líder tenha facilidade para dar um correto e bom feedback.

Diante disso, é imprescindível que o líder saiba lidar com as diferenças individuais de caráter, personalidade e interesses de seus liderados, e trabalhar de forma a sempre explorar o máximo possível a potencialidade de cada um, o que torna-se vital interagir de maneira adequada e sintonizada com a individualidade, ainda mais neste mundo atual dos negócios onde se fala tanto em inclusão social e diversidade.

Este talvez seja um dos maiores desafios para o líder: Saber utilizar a variedade de habilidades e competências contida em sua equipe.

Muito importante também é assegurar que seus liderados estão no lugar certo e fazendo o que gostam, pois não é raro encontrar profissionais insatisfeitos porque não possuem a menor aptidão para fazer o que estão fazendo. "Albert Schwitzer dizia que o sucesso não é a chave para felicidade. Ao contrário, a felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que está fazendo, será bem sucedido. Se não gosta do que faz, mude de profissão".

Não se esqueça de nunca: Liderança é resultado. Resultado é o produto final da arte de liderar.


Por tudo isso, lembre-se, os recursos mais importantes de que sua equipe necessita são liderança, motivação e aprendizado constante. Isso significa oferecer a seus liderados tudo àquilo qu
e é mais importante para que seja menos complicado e traumático trilhar os caminhos certos para alcançar os objetivos traçados.


Alessandro Ferreira
Fábio Vertente

Nenhum comentário: