Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Você exerce a governança na sua equipe?

A Governança Corporativa visa a aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos no qual se inclui o Conselho de Administração. Partindo da definição acima como garantir que exerço a governança em minha equipe (fornecedores) para que elas garantam o retorno (indicadores) de meus investimentos (tempo e esforço).  Abaixo listo alguns passos para que seja aplicado os mecanismos necessários para que haja a governança e não aconteça surpresas desagradáveis com os retornos de nossos investimentos.

As oito principais características da "boa governança"

1.    Participação
2.    Estado de direito
3.    Transparência
4.    Responsabilidade
5.    Orientação por consenso
6.    Igualdade e inclusividade
7.    Efetividade e eficiência
8.    Prestação de contas (accountability)

Participação

A participação implica-se que todos que participarem devem ter total liberdade de se expressar e expor suas ideias e sugestões.

Estado de Direito

Todos da equipe deve participar independente de qual sua posição na equipe e independente de raça sexo ou religião.

Transparência

Mais do que o dever de informar deve-se ter o desejo de informar, sabendo que uma boa comunicação interna e externa, franca espontânea e rápida resulta em um clima de confiança.

Responsabilidade

Todos os processos devem ser aplicado a todos não somente a alguns privilegiados, e todos devem ser responsável pelos processos e informações contidos nas demandas.

Decisões orientadas para um Consenso

Todas as decisões devem ser orientadas por um consenso de todos participantes dos processos e demandas.

Igualdade e inclusividade

A boa governança deve assegurar  igualdade de todos os grupos perante os objetivos. As decisões devem assegurar que todos os membros da sociedade sintam que façam parte dela e não se sintam excluídos em seu caminho para o futuro.

Efetividade e eficiência

A boa governança deve  garantir que os processos devem produzir resultados que vão de encontro com os objetivos  e as necessidades da empresa, ao mesmo tempo que fazem o melhor uso possível dos recursos disponíveis.

Suporte à auditoria fiscalizadora

De forma geral, elas devem ser fiscalizáveis por todas aquelas pessoas que serão afetadas por suas decisões, atos e atividades.

Podemos criar uma agenda para reunir esse grupo e sempre colocar em pratica a boa governaça, o cronograma depende muito do tempo do processo total do produto, mas não pode ultrapassar de uma vez por mês. Sempre temos que levantar novos pontos que interferem na operação mas nunca esquecendo que todos os assuntos abordados anteriormente deve-se esclarecidos e abordados novamente e todos os KPI´s devem ser abordados em todas as reuniões.
Fábio Vertente
Pierre Calame, André Talmant, QUESTÃO DO ESTADO NO CORAÇÃO DO FUTURO (A) - O mecano da governança, p.20, 2001, , Editora Vozes


Nenhum comentário: