Todas
as organizações possuem líderes, mas muitos deles ainda não entendem qual é o
seu papel diante dos desafios da transformação organizacional. O líder está
sempre em busca contínua de excelência pessoal e domínio de sua própria
essência individual, de forma que sua influência resulte em maior aderência às
crenças e valores organizacionais, maior produtividade consistente e maior
vínculo emocional com a empresa. Para ele, o líder essencial é aquele que
consegue transmitir aos liderados cinco pilares fundamentais da sustentação
organizacional. São eles:
Relevância – Diante
das necessidades e expectativas expressas pelo mercado. Nenhuma empresa terá
chance real de sobrevivência sem demonstrar sua relevância no atendimento de
demandas de consumidores e da sociedade. É também necessário engajar seus
colaboradores com a relevância de seu propósito de forma que seja uma
inspiração coletiva para todas as aspirações individuais sem comprometer
governos com seu papel no desenvolvimento econômico e social e sem superar
consistentemente as expectativas de retorno de seus investidores e acionistas.
As lideranças têm o papel de assegurar que as diversas dimensões de resultados
da organização estejam em sintonia com essas expectativas.
Coesão – Grupal
diante da certeza dos impactos positivos de uma cultura organizacional forte
para superação de todos os obstáculos. Uma forte coalizão de lideranças
dedicadas para o sucesso coletivo e para a pactuação coletiva em torno de um
propósito comum e relevante pode assegurar o direcionamento de toda a energia
organizacional para realizar seus objetivos e entrega de suas propostas de
valor para diferentes stakeholders. O papel das lideranças é fortalecer essa
coesão grupal para fomentar tal energia organizacional positiva.
Resiliência – Diante
das necessidades de reinventar seus negócios. Renovar propostas de valor para
diferentes stakeholders, de adaptar a novas dinâmicas competitivas, de fazer sacrifícios
em prol do sucesso de longo prazo e descongelar certezas culturais fossilizadas
ao longo do tempo pelos grupos. Acreditar todos os dias que os melhores tempos
ainda estão por vir e que para isso, é necessário trabalhar. O papel das
lideranças é coordenar todos esses esforços de transformação organizacional,
influenciando, orquestrando, monitorando e reconhecendo.
Foco – Nas
competências essenciais necessárias para a realização do propósito comum para
promover disciplina necessária para superar ilusões megalomaníacas e relembrar
todos os dias que no passado o sucesso foi decorrente de muita dedicação e que
no futuro será obtido à medida que a organização consiga direcionar suas
energias para oportunidades mapeadas e se concentrar no essencial. O papel das
lideranças é manter tal obsessão por resultados, por solidez e por
competências.
Excelência – Em
todos os aspectos do sistema organizacional, principalmente da execução de
processos, no controle financeiro e nas experiências do consumidor com seus
produtos e serviços. Nenhuma empresa pode se sustentar a longo prazo sem crer
verdadeiramente que excelência é um alvo móvel e, assim, aquilo que se torna
excelente hoje não será suficiente para os próximos passos. O papel das
lideranças é desenvolver novos líderes humildes e conscientes de que a sorte
caminha ao lado daqueles que trabalham.
Um comentário:
Excelente! Parabéns Fábio.
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