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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Efeito Dominó – Vantagens de um Bom Atendimento

Qualquer administrador que se preze, seja ele de uma pequena, média ou organização multinacional ou então de uma empresa pública ou privada tem como premissa de suas atividades o alcance de metas e objetivos previamente estabelecidos.

Faturamento, vendas, crescimento de market share, redução de custos estão entre os mais comumente encontrados por aí. Em paralelo, podemos observar que a grande maioria em toda promoção ou comunicação argumenta ser prioridade a preocupação, o cuidado e o atendimento às demandas dos clientes.


Assim, cabe refletir se de fato as empresas estão de fato preocupadas com a questão do atendimento? Há interesse de fato pelas empresas em atender bem a seus clientes? E o que é mais relevante, será que os gestores já se atentaram ou tomaram consciência de quais os ganhos e quais as vantagens de correntes de um bom atendimento?

Primeiramente e mais fácil de verificar é o incremento nas vendas ou no ticket médio desse cliente. Isso decorrente daquilo que conhecemos como venda cruzada ou aumento na frequência de compra.

Agora, mais difícil e interessante se avaliar o quanto esse bom atendimento, quando percebido pelo cliente, impacta em uma decisão de compra futura? Ou mesmo em quanto a percepção desse bom atendimento influencia ou tem papel na fidelização de um dado consumidor perante uma marca ou fornecedor? Mesmo que se utilize de cálculos matemáticos e estatísticos complexos, não é fácil se avaliar ou mesmo mensurar o impacto desse.

No entanto, lembremos e chamemos a atenção de todos para o “fato simples” que a manutenção ou fidelização de cliente, representa um custo bem menor para uma empresa do que o custo financeiro, operacional, de tempo e de infraestrutura organizados alocados para se atender a um cliente novo. Mesmo porque, um cliente conhecido já sabe como explicitar melhor as suas demandas (assim como a empresa o conhece, esse também conhece a empresa) o que incorre numa economia de tempo, impactando nos custos da empresa.

Por fim, nunca é demais recordar que o cliente quando satisfeito, no mais das vezes até mesmo aceita “pagar mais” para ter um dado produto ou serviço e como consequência direta disso, tanto o faturamento quanto o lucro aumentam, gerando não apenas resultado financeiro, mas também promovendo a imagem da organização. Isso, além da promoção – a custo zero – que esse cliente irá fazer para seus amigos e conhecidos, o que por si só já representa economia de investimentos em promoção.


Fernando Serson            

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda empresa busca de forma permanente a satisfação do cliente e consequentemente o crescimento e a liderança do mercado, acreditando que a aprendizagem contínua e a abertura ao novo são ferramentas fundamentais para o crescimento em um mercado que se transforma a cada dia. Assim podemos afirmar que o bom atendimento e o bom relacionamento com o cliente é uma ferramenta fundamental para promover a imagem da empresa de forma positiva, pois um cliente satisfeito é seguramente um disseminador desta imagem no ambiente externo da empresa e acaba surtindo no efeito dominó, determinando assim, o cumprimento de suas metas e objetivos pre estabelecidos. "Um cliente satisfeito gera outros clientes satisfeitos".(Izilda Monteiro).