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sábado, 20 de junho de 2009

O check list do supervisor


Ações simples que podem ajudar os profissionais da área

Autor: Moracy das Dores

Preciso deixar claro, inicialmente, que somente estou desejando compartilhar algo que criamos para nossa empresa. Creio que diversos itens não se adequam a sua empresa, posto que nossas empresas devem ter estilos e objetivos diferentes. Mas creio, também, que este trabalho deverá servir de 'norte' para quem ainda não estabeleceu este descritivo para sua supervisão. 
Veja o check list do supervisor: 
1. O supervisor precisa estar consciente do seu cargo, mantendo seu ânimo e aprimorando-se sempre. 
2. Planejar o início de cada dia, semana e mês é indispensável para quem pretende ser supervisor. 
3. Participar e/ou co-participar da criação das motivações matinais, com ou sem recursos monetários. 
4. Verificar e manter a limpeza no ambiente de trabalho e em cada mesa de trabalho.
5. Identificar eventuais defeitos, problemas e faltas depende de "chegar antes de sua equipe".
6. Fornecer material de trabalho (cadastro, aplicativo funcional, etc.) e cuidar para que nada falte. 
7. Zelar pelo patrimônio da empresa, o tempo todo, verificando-o de per si e como cada um o trata. 
8. Supervisionar a assiduidade e a pontualidade, registrando todas as ocorrências, cruzando dados. 
9. Determinar quem senta aonde, mudando periódica e planejadamente (ninguém é dono de nada). 
10. Criar ambiente e fato/s que levem os liderados a ter/manter sua concentração no foco do trabalho. 
11. Motivar os liderados de "N" maneiras (sem rotinas/repetições), ética e comedidamente, sem stress. 
12. Observar e interagir, individualmente, com os liderados que estiverem sem e/ou perdendo o ânimo. 
13. Reciclar, individual e/ou coletivamente, de forma específica e generalizada, é uma obrigação.
14. Sentir quem está e quem não está bem para trabalhar; para continuar ou não trabalhando neste dia. 
15. Manter a própria alegria, otimismo, serenidade, motivação, cortesia, docilidade, atenção, etc. 
16. Obter, jogando junto, um "estado de união, respeito e harmonia" entre todos os liderados.
17. Estar atento e vigilante em todas as jornadas de trabalho, procurando inovar diariamente.
18. Ser exemplo vivo, ter conduta exemplar, estar presente fazendo sua equipe à sua imagem.
19. Pedir/criar condições que viabilizem o renovar-se, o aprimorar-se e o desenvolver-se continuado.
20. Recepcionar, atenciosamente, e apoiar, "até a decolagem" ou dispensa, seus novos operadores.
21. Qualificar operadores em conceitos, produtos e técnicas de vendas (aos não qualificados, ainda). 
22. Ouvir (junto+monitoração), planejadamente, seus operadores é uma tarefa indispensável e obrigatória. 
23. Observar tudo e todos, o tempo-todo, interagindo com seus liderados e outros supervisores. 
24. Preparar sua planilha diária e controlá-la, a cada momento, bem como cumprir rotinas administrativas. 
25. Ser "um pouco" pai e mãe dos liderados, além de "chefe", para ganhar a confiança e estima deles. 
26. Despertar a ambição dos liderados, lembrando das premiações e como ou o que falta para ganhá-las. 
27. Entender que a "disciplina" dos seus liderados e demais profissionais da operação só depende dele. 
28. Disciplinar/disciplinar-se passa, forçosamente, pelo respeito, com amor e obediência à hierarquia. 
29. Encaminhar operadores para a equipe "desenvolvimento", quando entender que precisa e merece. 
30. Levar ao coordenador/gestor reclamações, críticas, dúvidas e sugestões dos operadores e dar o feed back. 
31 Estar aberto às mudanças, inovações, além de participar para tentar ajudar a criá-las e/ou criá-las.
32 Passar, sempre, por meio do seu "melhor sorriso", o seu alto astral a todos. 
33 Transformar perdedores em vencedores, ao invés de dispensá-los, para ser um supervisor bem avaliado. 
34. Ter/manter o foco nos resultados e em sua melhoria. Porque, afinal, todos dependem deles. 
35. Evitar qualquer tipo de assédio/discriminação, brigas, outros, sempre, em qualquer situação. 
Podemos deduzir que é uma grande oportunidade trabalhar consciente daquilo que deve fazer e melhorar; tanto em você, quanto aos liderados.
Moracy das Dores é responsável pelas áreas comercial, consultoria e treinamento da Trade Call Service, além de diretor do Sintelmark.


Um comentário:

Unknown disse...

Texto muito legal

Vou levar e aplicar como lição de casa todos os dias