Como podemos fazer uma campanha
padrão para motivar uma equipe ou uma operação toda sem conhecer os anseios de
cada membro da equipe?
As campanhas são cada vez menos assertivas
e tendo o efeito contrário da ideia esperada.
Um dia desses em uma empresa de
Call Center fizeram uma campanha, para
diminuir o absenteísmo, que consistia em quem não tivesse falta em um
determinado período ganharia um cesta básica. Resultado o índice de absentismo
que era de 12% subiu para 16%. Totalmente o contrario que era esperado. E o
pior, com um investimento de 80 mil reais em cestas básicas. Perguntaram-me por
qual motivo a campanha não deu certo? Vamos analisar alguns pontos:
1º Perguntaram para os envolvidos
se cestas básicas eram um brinde ou premio que eles gostariam de ganhar?
2º Como foi feita a divulgação da
campanha?
3º Qual o período em que a
campanha foi realizada?
4º Os lideres compreenderam e “compraram”
a ideia da campanha?
Respondendo essas perguntas
podemos saber se uma campanha será ou não assertiva.
Quando perguntaram para os
teleatendentes se eles gostariam de ganhar cestas básicas como prêmio, e a
grande maioria que estava em seu primeiro emprego, respondeu categoricamente
NÃO, pois mesmo com os baixos salários recebidos eles não estavam passando
fome.
A divulgação da campanha foi
feita pelos supervisores e tinha um aviso no ebook. Muitos teleatendentes nem
sabiam do mecanismo de funcionamento da campanha.
Outra coisa que percebi foi que a
campanha foi realizada em 3 meses. 3
meses creio que um período muito extenso, a não ser que a premiação seja feita por
etapas, mas corre o risco de cair no esquecimento.
E o pior de todas as falhas foi
que os supervisores não acreditaram que era uma boa campanha e não “venderam” a
campanha para suas equipes.
Pessoal, no caso descrito acima
estava muito claro que a campanha não daria certo. Primeiro devemos saber os
anseios da operação, no caso faríamos uma enquete rápida com a opinião dos
teleatendentes para saber qual seria bons brindes ou prêmios para campanhas na
empresa. A divulgação tem ser bem ativa,feita visualmente, esclarecidos todos
os pontos de duvidas e repetida em toda a duração da campanha.
Dê preferência as campanhas de
curta duração, pois campanha de longa duração tende a cair no esquecimento ou
ficar desacreditada.
E o mais importante são os
lideres “comprarem” a ideia. Eles que tem suma importância na divulgação e no
resultado da campanha.
A motivação é algo muito pessoal,
e não podemos motivar pessoas, e sim criar ambiente propicio para as pessoas se
motivarem.
Um comentário:
Cara acho que para montar uma campanha motivacional o primeiro passo é dar uma mapeada nos funcionários, normalmnete são jovens que moram com os pais e usam o dinheiro para pagar faculdade ou se divertir, logo uma cesta básica não chama atenção nenhuma........... muito bom o Blog
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